16 de dezembro de 2011

Lei da Palmada

        É isso aí, eu voltei!! Depois do início das tão esperadas férias, estou mais tranquilo e com (muito) mais tempo livre.
        Bom, eu quero iniciar essa nova temporada de posts com um assunto talvez não muito comentado, mas que acho importante de ser discutido, até porque mais cedo ou mais tarde entrará na mídia com mais força: a Lei da Palmada. Foi aprovado dia 15/12/11 a lei que proíbe os pais de qualquer castigo físico a crianças e adolescentes, e ainda leva multa de 20 salários mínimos quem não denunciar os pais pelos maus-tratos. Mas ainda falta a aprovação do senado, que irão discutir sobre isso antes da lei entrar em vigor.
          Acho isso desnecessário e incoerente. Por mais que a política da minha casa seja pacífica, ou seja, eu nunca fiquei de castigo e nunca meus pais bateram em mim nem no meu irmão, essa lei é simplesmente equivocada. Eu posso garantir que mais da metade dos pais aqui no Brasil usam castigos físicos em seus filhos. O que precisa realmente é de disseminar o pensamento que bater não educa, isso sim tem que estar nos planos do governo. Tendo a teoria na cabeça, a desobediência na prática aí sim pode ser punida.
           Não faz muito tempo que professores batiam nos alunos com réguas ou coisas piores como castigo por desobediência, notas baixas, etc. Então, supomos que a lei já esteja em vigor, e um pai vai preso por bater no filho, sendo que desde quando esse cidadão era criança via o castigo físico como algo normal e necessário. Primeiro que o pai não aprenderá nada sendo preso, segundo que o filho terá mais liberdade se os pais não saberem realmente o que fazer em troca dos castigos. Então, depois orientação dos pais com projetos do governo para estarem completamente preparados (daqui uns 30 anos, mais ou menos) a lei realmente terá nexo para ser aplicada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atendente: -Seu comentário é muito importante para nós!